Rancho Folclórico de Gens
Foi em Agosto de 1982 que se reuniram os primeiros bailadores, cantadores e tocadores para dar corpo e alma ao rancho.
Preservar e divulgar os usos e costumes, as tradições, danças e os cantares do seu território geográfico e da própria região era o objectivo. Retrataram-se assim, com a fidelidade possível, os trajos que fizeram época no século XIX e princípio do século XX, como se exaltaram as melodias e as danças que constituíram gáudio das gentes de então.
O Rancho Folclórico de Gens, segundo conta a minha tia foi fundado pelo meu avô, Serafim Sofia de Castro.
O rancho usa trajes tradicionais, que são diferentes entre os homens e as mulheres.
As mulheres usam saias compridas que ao rodar levantam, camisas brancas com botões vistosos. É natural usar-se o cabelo preso com uma rede em forma de bola, brincos compridos e colares de ouro, muito, muito compridos. Algumas costumam usar coletes pretos com cordões para apertar. Os sapatos costumam ser pretos de tacão.
Os homens usam roupa mais simples como umas calças pretas ou castanhas, camisa branca com botões vistosos, colete da cor das calças, chapéu e botas pretas.
No rancho para além dos que cantam, dos que dançam e dos que tocam, há os noivos e os que levam a bandeira e os acessórios da representação.
Os noivos são uma mulher e um homem que podem ser casados ou não. Aqui também a roupa é diferente entre o homem e a mulher.
A mulher usa saia comprida preta com renda na parte de baixo, camisa preta com botões de ouro, casaco preto também, sapatos pretos de tacão e é adornada com colar e brincos de ouro. O traje da noiva é diferente e ela leva uma sombrinha.
O homem usa umas calças pretas, uma camisa branca, um colete preto, umas botas pretas e um chapéu.
Sara Castro Paiva 5º G
Eu tenho muita experiência com ranchos pois o meu pai foi vice presidente do Rancho Foclórico de Jovim e o meu tio foi Presidente.
ResponderEliminarEsse rancho chama-se « Lavadeiras de Jovim » .